Infelizmente, o Brasil enfrenta diversos problemas de infraestrutura. Dentre eles, está o transporte público e mobilidade urbana, o transporte de mercadorias e insumos e também o saneamento básico, entre outros, que acabam refletindo no dia a dia da população.
Segundo o advogado, escritor e mestre em economia, Edmilson Gama da Silva, um dos principais problemas de infraestrutura no Brasil está relacionado à falta de saneamento básico, onde grande parte da população não tem acesso à água potável e sistema de esgoto adequado. Dados do Instituto Trata Brasil revelam que 44% dos brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto.
Na visão de Edmilson Gama da Silva, outra dificuldade é em relação ao transporte e à mobilidade, onde os brasileiros se deparam com a deficiência em malhas ferroviárias, estradas esburacadas e transportes públicos precários, sem nenhum conforto e superlotados.
A saúde e a educação também são precárias, e segundo o advogado Edmilson Gama da Silva, há falta de estrutura nos serviços médicos, com a demora nos atendimentos, falta de medicamentos, principalmente os de alto custo, entre outros; e também nas escolas, que precisam aprimorar o ensino e incentivo a profissionalização, o que faz com que muitos abandonem os estudos.
Para Edmilson Gama da Silva, os problemas do setor de energia estão relacionados às crises hídricas, falta de fontes e à dependência de hidrelétricas.
Edmilson Gama da Silva também cita as telecomunicações, que, segundo ele, embora tenham tido um avanço nos últimos anos, com a expansão da internet, ainda não chegaram a todas as regiões brasileiras.
Para enfrentar estes desafios, Edmilson Gama da Silva destaca que é preciso prover investimentos para estes setores por meio de algumas iniciativas. Dentre elas, parcerias público-privadas que possam garantir capital, especialização e tecnologia do setor privado para os projetos que visam melhorar a infraestrutura.
Outro ponto importante, segundo Edmilson Gama da Silva, é a criação de fundos de investimento, onde investidores podem direcionar alguns recursos financeiros para as ações em prol destas melhorias. Neste caso, se destacam os incentivos fiscais para projetos que beneficiem a população destas áreas menos desenvolvidas. Estas ações, segundo o especialista, devem estar alinhadas a uma governança que atue com transparência, para que todos os investimentos sejam aplicados de forma clara, objetiva e eficiente.
Por fim, Edmilson Gama da Silva ressalta que para superar estes desafios, é preciso estruturar os investimentos de forma estratégica, fortalecer parcerias e o compromisso com as ações. Com isso, além de melhorar o cenário, é possível também impulsionar o desenvolvimento econômico e social, resultando em melhorias para toda a população.