A partir desta quinta-feira, 27 de junho, a Operação Limpeza expandiu suas atividades para o turno noturno. As primeiras vias contempladas serão a Rua Pistoia, no bairro Rio Branco, e a Avenida Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho. Os trabalhos noturnos iniciaram às 18h e seguirão até as 22h.
A Administração Municipal estima que os serviços da Operação Limpeza serão concluídos em um período de 30 a 45 dias, após a ampliação do maquinário. O novo edital contempla a inclusão de 120 retroescavadeiras, 240 caminhões basculantes e 25 caminhões garra.
Atualmente, a Operação Limpeza conta com mais de 200 pessoas envolvidas, além dos novos equipamentos que já estão em funcionamento: 40 retroescavadeiras, 146 caminhões basculantes, 20 caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras.
A Operação Limpeza é conduzida pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), e está focada nos bairros do lado Oeste da cidade. Até terça-feira, 25 de junho, foram removidos 144.504 metros cúbicos de resíduos das casas afetadas pelas enchentes. A ação já abrangeu mais de 90,81 quilômetros de vias municipais.
Os moradores que necessitarem descartar móveis, eletrodomésticos e outros itens danificados pelas enchentes devem colocá-los em frente às suas residências para que sejam recolhidos pelos caminhões.