A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul registrou mais 25 óbitos por coronavírus nesta segunda-feira (21) e 708 novos casos. O total de casos confirmados no Estado agora chega a 175.349, com 160.996 recuperados, uma taxa de 92%.
Os novos óbitos associados ao coronavírus são de residentes dos municípios de: Barracão (homem, 79) Bom Principio (mulher, 74) Cachoeirinha (homem, 54) Campo Bom (homem, 63) Canoas (homem, 61) Capão da Canoa (mulher, 36) Capão da Canoa (homem, 82), Caxias do Sul (mulher, 82) Charqueadas (mulher, 77) Feliz (homem, 78) Gramado (homem, 70) Gramado (homem, 78) Imbé (homem, 66) Novo Hamburgo (homem, 73) Novo Hamburgo (homem, 69) Novo Hamburgo (homem, 84) Porto Alegre (homem, 70), Santa Bárbara do Sul (mulher, 86) Santa Maria (mulher, 87) São Francisco de Paula (mulher, 57) Sapiranga (mulher, 69) Sarandi (homem, 57) Taquari (mulher, 71) Tramandaí (homem, 72) e Três Passos (homem, 79).
Monitores
Dentro do processo de compras por pregão eletrônico, a Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS) recebeu nesta segunda-feira 230 monitores para leitos de UTI-Adulto. Eles serão enviados a hospitais que atendem pacientes de Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na semana passada chegaram os 230 respiradores que fazem parte do conjunto de equipamentos adquiridos.
Uma parte destes aparelhos, que foi paga com verbas do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público Estadual (MPE), estão sendo entregues diretamente em quatro hospitais. São 30 monitores para as mesmas instituições hospitalares que já receberam respiradores. Na região da Fronteira, o hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul, foi contemplado com cinco monitores e a Santa Casa de Uruguaiana, com 10. Na região Missioneira, a Associação Hospitalar de Santo Ângelo com cinco monitores e na região da Serra, o Hospital São Carlos, de Farroupilha, com 10 monitores.
No setor de suprimentos da SES/RS, sediado em Porto Alegre, ficarão os 200 monitores que foram comprados com recursos para combate à Covid-19 e serão também utilizados para substituir equipamentos que historicamente são locados para as UTIs no Rio Grande do Sul. O destino deles será definido conforme as necessidades da rede hospitalar.
O edital do processo de compra destes itens foi lançado em junho deste ano no site da Subsecretaria Central de Licitações (Celic). A compra foi concretizada no valor de R$ 17,06 milhões, inferior ao valor de referência que constava no edital, gerando uma economia de R$ 5 milhões ao Tesouro do Estado.