O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi diagnosticado com covid-19 nesta 4ª feira (16.set.2020), segundo sua assessoria.
Mais cedo, Maia cancelou de última hora uma reunião que teria com entregadores de aplicativo. Em reação, os trabalhadores protestaram em frente à residência oficial do deputado.
Além do presidente da Câmara, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, também contraiu o vírus nesta semana. Fux ficará em isolamento nos próximos dias.
Maia teve contato com Fux durante a posse do ministro na presidência do STF na última 5ª feira (10.set). Além deles, outras 3 autoridades presentes também foram diagnosticadas com a doença.
Eis a lista:
- Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal);
- Rodrigo Maia, presidente da Câmara;
- Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça;
- Antonio Saldanha Pinheiro, ministro do STJ;
- Maria Cristina Peduzzi, presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Chefes de todos os Poderes
Com o diagnóstico de Maia, todos os chefes dos 3 Poderes foram infectados pela covid-19. O 1º a contrair a doença foi o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ficou doente em março, no começo da pandemia.
O chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido) foi o próximo. Contraiu a doença em julho. Quando se recuperou, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, recebeu seu diagnóstico.
O novo presidente do STF, Fux, teve a confirmação de que estava com covid-19 logo depois de sua posse. O antigo presidente da Corte, Dias Toffoli, teve suspeita da doença, mas todos os exames deram negativos. O teste mais recente realizado por ele foi no dia da posse de Fux, em 10 de setembro.
Maia foi o mais recente dos chefes de Poderes a receber o resultado positivo.
Maia divulga nota
Eis a íntegra da nota enviada pela assessoria de imprensa de Rodrigo Maia:
“O presidente Rodrigo Maia testou positivo para a covid-19 nesta 4ª feira (16.set). Ele manifestou sintomas brandos da doença e está se tratando na residência oficial da Câmara dos Deputados, onde seguirá em isolamento respeitando as recomendações médicas.”