Quando o assunto é liderança, encontramos muitos especialistas falando sobre o tema. A questão é: como diferenciar uma boa estratégia de um método vazio e ineficaz?
Primeiramente, precisamos nos questionar que tipo de líder queremos ser. Em um mundo fluido e fugaz, alimentado por excesso de conteúdo e dicas de sucesso, é fácil perder o foco e se sentir demasiadamente cansado e confuso no processo de se tornar um (bom) líder.
Sandro Luiz Ferreira Silvano destaca que a autenticidade é a chave para se construir uma base sólida para liderar. Ser autêntico diminui consideravelmente suas chances de se perder durante o processo ou imitar outros líderes com valores diferentes dos seus. Para Sandro Luiz Ferreira Silvano, uma liderança autêntica gera confiança e empatia nos colaboradores, o que é fundamental para construir uma equipe de alta performance.
Estudos apontam que grande parte dos pedidos de demissão são causados por desalinhamento entre líderes e colaboradores. Sandro Luiz Ferreira Silvano reforça que uma liderança autêntica, baseada em valores sólidos, pode evitar esse tipo de problema, garantindo a coesão e o entrosamento da equipe.
A liderança efetiva é construída ao longo do tempo, com paciência e intencionalidade. Sandro Luiz Ferreira Silvano alerta contra as “fórmulas mágicas” de sucesso e destaca que, para construir uma liderança de longo prazo, é necessário evitar atalhos que prometem resultados rápidos, mas sem sustentação.
Para aqueles que buscam deixar um legado e transformar suas equipes, Sandro Luiz Ferreira Silvano ressalta a importância de alinhamento pessoal e profissional, além da paciência como virtude essencial no desenvolvimento de uma liderança de sucesso.