Pessoa não binária é eleita para a assembleia do estado de Oklahoma


Mauree Turner também faz parte da comunidade muçulmana. Na Câmara de Deputados, há nove pessoas LGBTQ. Mauree Turner, representante não binária do estado do Oklahoma
Qazi Islam/AP
A assembleia legislativa do Oklahoma, nos Estados Unidos, vai ter o primeiro representante não binário, Mauree Turner (ou seja, Mauree não se identifica nem como homem nem com mulher). Além disso, trata-se também da primeira pessoa muçulmana no legislativo estadual.
Turner, de 27 anos, derrotou a candidata do Partido Republicano, Kelly Barlean (nos EUA, a votação é distrital) nas eleições de terça-feira (3).
EUA elegem sua primeira senadora transgênero
Conheça Sarah McBride, a primeira senadora transgênero dos EUA
Em uma rede social, Turner disse que tem gratidão pela oportunidade que os eleitores deram, e postou uma imagem que dizia “o trabalho começa, o futuro é agora”.
Ela não foi a única pessoa LGBTQ que conquistou um espaço inédito nas eleições deste ano.
O Senado dos EUA terá a primeira pessoa trans, os dois primeiros homens negros declaradamente gays serão deputados.
Veja vídeos das eleições nos EUA
Na assembleia legislativa do estado do Tennessee, foram eleitos Eddie Mannis, um republicano gay, e Torrey Harris, um democrata que se identifica como bissexual.
De acordo com o LGBTQ Victory Fund, um fundo para campanhas de candidatos desse perfil, só três estados, Alasca, Louisiana e Mississippi, nunca tiveram um deputado federal ou senador LGTTQ.
Em Nova York, o advogado Mondaire Jones foi o vencedor em um distrito nos subúrbios da cidade, e Ritchie Torres venceu no Bronx. Os dois se identificam como homens gays negros.
Com os dois, haverá nove pessoas abertamente LGBTQ na câmara de deputados em janeiro.
Veja os vídeos mais assistidos do G1

By Giovana Frazolini