Joe Biden está próximo do ‘número mágico’ de 270 delegados no Colégio Eleitoral, mas sua eventual vitória será por uma margem apertada de votos – e já há contestações de Trump na Justiça. E os Estados Unidos dão sinais de que o país sai mais radicalizado desta eleição. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Biden ou Trump, quem vencer terá sido eleito – ou reeleito – por uma margem apertada de votos. A chamada onda azul não veio, o resultado oficial pode demorar e a judicialização está dada: principalmente depois das declarações de Trump contestando resultados e pedindo que a apuração seja suspensa em 3 Estados. No Colégio Eleitoral, o democrata está perto de atingir a marca de 270 delegados. Neste episódio, Renata Lo Prete entrevista Hussein Kalout, pesquisador na Universidade de Harvard. Ele aponta se é correto dizer que os EUA estão mais divididos do que nunca, fala como a composição do Senado e da Câmara pode afetar um possível governo Biden ou Trump e explica o que esperar da briga judicial prometida até o final da apuração dos votos.
O que você precisa saber:
Eleições nos EUA: quando devem sair os resultados nos estados decisivos
Biden bate recorde de votos já recebidos por um candidato na história das eleições americanas
Biden: ‘Todos os votos precisam ser contados, ninguém vai tirar a nossa democracia’
Trump pede recontagem em Wisconsin e tenta suspender apuração na Pensilvânia, Geórgia e Michigan
Como Trump venceu na Flórida mesmo com as políticas contra a imigração de seu governo
Eleição para o Congresso dos EUA: veja o que indicam as projeções
Manifestantes pedem contagem total dos votos em frente à Casa Branca
Eleições nos EUA 2020: americanos vivem expectativa pelo resultado da apuração; FOTOS
Eleições nos EUA: disputa acirrada e demora para sair o resultado viram meme
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz, Giovanni Reginato e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete
Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.