Nevada e Geórgia podem definir as eleições dos EUA nesta quinta


Faltam os resultados de 5 estados, e Biden atingirá os votos necessários para se tornar o 46º presidente se vencer em Nevada. Trump precisa virar estado e ganhar nos que lidera. Trump e Biden em seus discursos durante apuração acirrada das eleições nos EUA
Mandel Ngan e Angela Weiss/AFP
Os estados de Nevada e Geórgia podem definir as eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira (5). Faltam os resultados de cinco estados, mas esses dois podem ser suficientes para definir quem vai comandar a Casa Branca pelos próximos quatro anos.
APURAÇÃO: Acompanhe a contagem dos votos nos EUA
TEMPO REAL: Veja AO VIVO as últimas notícias da eleição
Quando devem sair os resultados nos estados decisivos?
Se vencer em Nevada, o candidato democrata Joe Biden terá votos suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o 46º presidente dos EUA. Para o republicano Donald Trump, o caminho é mais difícil: é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada.
O democrata lidera a corrida com 264 votos no Colégio Eleitoral (para vencer, é preciso chegar a 270). O atual presidente tem 214 e deve garantir mais 3 votos no Alasca (Trump lidera por 29 pontos percentuais no estado), mas o pequeno número de delegados não deve fazer diferença no resultado da eleição.
Se Biden… vencer em Nevada: atinge os 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral.
Se Biden… virar na Geórgia: atinge 280 votos no Colégio Eleitoral, 10 a mais que o necessário para vencer a eleição.
Se Trump… virar em Nevada: precisa também vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia para chegar a 271 votos, um a mais que o necessário para se reeleger. Com o Alasca (onde deve vencer), vai a 274.
Eleições nos EUA: as chances de Trump e Biden para vencer
Amanda Paes/G1
Nevada deve voltar a divulgar a apuração às 14h (horário de Brasília). O democrata lidera por menos de 1 ponto percentual no estado, que tem os 6 votos necessários para o democrata vencer a eleição no Colégio Eleitoral, segundo projeções da agência de notícias Associated Press (AP).
Com 75% dos votos projetados, Biden tem 49,3% e Trump, 48,7%. Ainda é possível uma virada republicana, mas os votos das regiões de Las Vegas e Reno devem manter a vantagem democrata.
Também há expectativa de divulgação dos resultados na Geórgia, que vale 16 votos no Colégio Eleitoral. Trump lidera por menos de 0,5 ponto percentual, mas a vantagem tem diminuído consideravelmente.
A corrida no estado ficou muito apertada com a apuração dos votos por correspondência, e a expectativa está nas cédulas enviadas por correio na região de Atlanta.
O republicano lidera também por 1,4 ponto percentual na Carolina do Norte (15 votos) e menos de 3 na Pensilvânia (20 votos), onde a diferença vem diminuindo consideravelmente (eram 14 pontos de vantagem na madrugada de ontem).
Os muitos votos enviados pelo correio nas cidades grandes da Pensilvânia, que ainda não foram contados, podem virar o jogo a favor de Biden. Na Carolina do Norte, Trump deve confirmar o favoritismo.
Eleição nos EUA: quais as chances de Biden e Trump vencerem
Virada no Arizona?
Há ainda o Arizona (11 votos). Embora a Associated Press e veículos de imprensa como a Fox News já tenham declarado vitória de Biden no estado, o jornal “The New York Times” e a CNN ainda apontam possibilidade de virada de Trump. Se isso ocorrer, há mais cenários em que o republicano pode se reeleger.
Manifestantes favoráveis ao presidente protestaram em frente ao centro de contagem de votos do condado de Maricopa, onde fica Phoenix, a maior cidade do Arizona.
Segundo a agência de notícias Reuters, alguns carregavam rifles. A contagem de votos chegou a ser paralisada temporariamente. Os apoiadores do Trump chegaram a atacar a rede Fox News, que é aliada do presidente mas contabilizou o estado como um local onde Biden já venceu.
Grupo pró-Trump protesta em frente ao centro de contagem de votos de Phoenix, no Arizona, na noite de quarta-feira (4)
Edgard Garrido/Reuters
Em cidades de estados decisivos do Arizona e de Michigan, americanos chegaram até mesmo a pedir “parem os votos” na frente dos edifícios onde eles são contados. Em grandes cidades, houve passeatas a favor da contagem de todos os votos.
Trump pediu recontagem de votos no Wisconsin e tenta suspender a apuração na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. Biden já foi declarado vencedor no Wisconsin e no Michigan, estados onde o republicano venceu em 2016.
Montagem com imagens de Nova York, onde manifestantes pediram a contagem de votos, e Detroit, onde pessoas que apoiam Donald Trump tentaram interromper a contagem
Jeenah Moon e Rebecca Cook/Reuters
Quando termina a apuração?
Veja abaixo quando deve terminar a contagem dos votos nos estados ainda em aberto, segundo o site FiveThirtyEight:
Pensilvânia (20 votos): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até sexta-feira (6), e o prazo final para a contagem é 23 de novembro.
Geórgia (16 delegados): resultado pode sair nesta quinta.
Carolina do Norte (15 delegados): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 12 (quinta-feira da próxima semana).
Nevada (6 votos): resultado pode sair nesta quinta, mas o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 10 (terça-feira da próxima semana).
Alasca (3 votos): Trump também lidera com 27 pontos percentuais de vantagem para Biden, mas o estado não deve ser relevante para a disputa por ter poucos delegados.
Veja vídeos das eleições nos EUA

By Giovana Frazolini