Faltam os resultados de 5 estados, dos quais 3 serão importantes para definir quem vai ocupar a Casa Branca pelos próximos quatro anos. Biden e Trump em seus discursos durante apuração acirrada da eleição nos EUA, na madrugada desta quarta-feira (4).
MANDEL NGAN, ANGELA WEISS/AFP
As eleições presidenciais dos Estados Unidos seguem sem um vencedor definido dois dias após a votação. Faltam os resultados de cinco estados, dos quais três serão decisivos, para definir quem vai ocupar a Casa Branca pelos próximos quatro anos.
AO VIVO: Acompanhe a cobertura da eleição em tempo real
APURAÇÃO: Confira os números mais atualizados da disputa
PROJEÇÕES: Entenda como elas são geradas
Joe Biden lidera a disputa com 264 votos no Colégio Eleitoral, enquanto o republicano Donald Trump tem 214, segundo projeções da agência de notícias Associated Press (AP). Na quarta-feira (4), o democrata conquistou os votos de Michigan e Wisconsin.
Mas a campanha de Trump anunciou que vai à Justiça para suspender a contagem na Pensilvânia, na Geórgia e em Michigan e pedir a recontagem de votos no Wisconsin.
Veja abaixo quando deve terminar a contagem dos votos, segundo o site FiveThirtyEight:
Pensilvânia (20 votos): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até sexta-feira (6), e o prazo final para a contagem é 23 de novembro.
Geórgia (16 delegados): deve sair nesta quinta.
Carolina do Norte (15 delegados): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 12 (quinta-feira da próxima semana).
Nevada (6 votos): resultado pode sair nesta quinta, mas o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 10 (terça-feira da próxima semana).
Alasca (3 votos): Trump também lidera com 30 pontos percentuais de vantagem para Biden, mas o estado não deve ser relevante para a disputa por ter poucos delegados.
Eleição nos EUA: quais as chances de Biden e Trump vencerem
Com 264 dos 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral, Biden precisa de mais 6 delegados para vencer. Trump necessita de mais 56. Assim, os estados decisivos devem ser Pensilvânia, Nevada e Geórgia.
O democrata lidera em Nevada, que tem 6 votos necessários para chegar a 270 delegados e ser eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. Em 2016, o partido democrata venceu no estado.
Para o atual presidente se reeleger, é necessário virar no estado e vencer nos três maiores estados em que já lidera (Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte, que somam 51 votos).
Resultado oficial x projeções
O vencedor pode ser anunciado antes das datas previstas porque os números divulgados pela imprensa não são os da contagem oficial, que demoram muito a sair em alguns casos.
Eles são projeções feitas por organizações independentes, como a Associated Press, que tem colaboradores espalhados por todo o país.
Assim, o futuro presidente pode ser anunciado não por uma autoridade eleitoral oficial, mas quando órgãos de imprensa conseguirem gerar projeções suficientemente precisas para declarar que um determinado resultado é irreversível.
Em quais estados as pesquisas eleitorais acertaram e erraram?
Veja vídeos das eleições nos EUA