Ao chegar à 20ª rodada, o mapa preliminar do modelo do Distanciamento Controlado recebeu oito pedidos de reconsideração por parte de municípios e de associações regionais. O último levantamento aponta cinco regiões com bandeira vermelha (alto risco) e 16 com laranja (risco médio). Todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja.
É a mesma quantidade de recursos enviada na 19ª rodada. Desde que o sistema de cogestão foi implementado, na 14ª rodada, o número de pedidos de reconsideração caiu significativamente. Isso porque as regiões que aderem à cogestão podem adotar protocolos próprios.
As cinco regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Porto Alegre, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Cruz Alta. Apenas Guaíba não optou pelo sistema de cogestão. Até o momento, 17 regiões optaram pela adoção de protocolos regionais: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. A região Covid de Santa Maria enviou protocolos próprios e o pedido segue em análise.
Entre as regiões classificadas com bandeira vermelha, estão Porto Alegre, a única que permanece, e Novo Hamburgo, Guaíba, Santo Ângelo e Cruz Alta, que estavam na laranja.
Dessas, apenas Guaíba não aderiu ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras quatro fazem parte do total de 17 regiões que estão adotando protocolos alternativos às bandeiras calculadas pelo governo – Capão da Canoa, Taquara, Canoas, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.
Conforme o mapa preliminar da 20ª rodada, apenas 77 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 4 milhões de habitantes, o que corresponde a 35,4% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).
Desses, 21 municípios (98 mil habitantes, 0,9% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.
A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde desta segunda-feira, por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das bandeiras da 20ª rodada começa à 0h desta terça-feira (22) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (28).